Mareógrafo para o registro das marés
As predições das marés se calculam partindo de uma série temporal de dados obtida pelos mareógrafos nos anos anteriores. Esta série de dados se ajusta pelo método de mínimos quadrados utilizando o algoritmo de Foreman (Foreman, M.G.G., 1977. Manual for Tidal Heights Analysis and Prediction).
Quanto maior for a série de dados obtida maior será a precisão da predição, pois contaremos com um número maior de constantes harmônicas. Contudo a instalação e recolha de dados com mareógrafos são processos complexos, e dado que normalmente existem poucas variações de marés para localizaçoes relativamente próximas, é possível prever a maré dos portos secundários (aqueles para os que não se tem constantes harmônicas) corrigindo algumas horas e alturas dos portos de referência (para os que sim dispomos de dados do nível do mar).
Os responsáveis do emprazamento e recolha de dados dos mareógrafos são os governos de cada país, que publicam no anuário das marés as últimas predições realizadas e às vezes também as últimas constantes harmônicas obtidas.